Para quem não conhece, o Registrato Banco Central é um recurso online que processa e coleciona a totalidade dos registros bancários, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas. Ele pode revelar possíveis contas ou empréstimos realizados por terceiros, através de fraudes, sem que a vítima tenha conhecimento. Lembramos que estes “golpes” são cada vez mais comuns, atingindo principalmente o público idoso.
Esta ferramenta deve ser consultada com frequência por qualquer pessoa, para um melhor controle de contas, movimentações e pendências financeiras.
O Registrato fornece relatórios detalhados que mostram o número de contas de quem solicita, apresentando também dados de poupança e de investimentos. São informações disponibilizadas através do CCS — Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro.
É fácil efetuar o cadastro do Registrato na internet, bastando apenas apresentar o CPF ou CNPJ próprio, lembrando que o solicitante só pode visualizar as próprias movimentações, não sendo possível acessar dados de terceiros.
Depois de realizado o cadastro, é possível visualizar os seguintes dados:
SCR — Sistema de Informações de Crédito: operações de crédito de pessoas físicas e jurídicas, a exemplo de financiamentos, empréstimos, pendências e outras.
CCS — Cadastro de Clientes no Sistema Financeiro: informações sobre todas as instituições financeiras utilizadas pelo solicitante para operações de crédito.
Esta é uma informação da advogada Laís Moraes, do escritório Fábio Ribeiro Advogados.