Diferença entre incapacidade laboral e deficiência

depressão (1)

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Para o segurado que pleiteia algum benefício junto ao INSS, os conceitos de incapacidade laboral e de deficiência devem estar claros diante dos casos que necessitem esta diferenciação.

Então, confira a distinção entre as duas situações:

INCAPACIDADE LABORAL

Precisa de uma Consultoria especializada?

Seja um aliado de nosso escritório e descomplique sua situação jurídica

É a impossibilidade do segurado exercer habitualmente funções ou ocupação específicas de uma atividade, em consequência de alterações morfopsicofisiológicas provocadas por doença ou acidente. A incapacidade pode ser classificada como parcial ou total.

DEFICIÊNCIA PARA FINS PREVIDENCIÁRIOS

É toda forma de impedimento que persista a longo prazo e que tenha natureza física, mental, intelectual ou sensorial. A deficiência, nestas circunstâncias, impede a interação com uma ou mais barreiras, obstruindo a participação plena e efetiva da pessoa de forma desigual em relação às demais.

A comprovação da incapacidade total ou parcial para o trabalho (temporária ou permanente) interessa ao segurado que busca concessão de benefícios por incapacidade, como a Aposentadoria por Invalidez ou Auxílio por Incapacidade Temporária.

Já a apuração da existência de deficiência, permite a solicitação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou a Aposentadoria por Tempo de Contribuição Para Pessoas com Deficiência.

Classifique nosso post [type]

SOBRE O AUTOR

Fabio Ribeiro Advogados

Somos o escritório de advocacia Fábio Ribeiro Advogados. Temos 21 anos de existência e contamos com uma sede e quatro filiais. Além disso, somos compostos por especialistas em Direito Previdenciário, Trabalhista e Cível e estamos prontos para auxiliar você na sua causa.

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Recomendado só para você
O salário via PIX é legal? Descubra os direitos e…
Cresta Posts Box by CP