O tempo do auxílio-doença vale para aposentadoria?

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

De acordo com a Lei 8.213/91, no seu art. 55, II, o tempo do segurado, com o benefício de auxílio-doença previdenciário ou aposentadoria por invalidez, pode ser acrescido ao tempo de contribuição, desde que intercalado com contribuições regulares.

Ou seja, o usuário deverá contribuir com o INSS após a cessação destes benefícios. Caso não haja contribuição posterior, este tempo não será aproveitado para fins de aposentadoria.

Mas é importante lembrar que a exigência de contribuição, logo após a cessação do benefício, não se aplica aos casos de concessão de Auxílio-Doença/Aposentadoria por Invalidez, na modalidade acidentária. Cabe ao INSS averbar este período, independentemente de contribuição intercalada (art. 60, IX, do Decreto 3.048/99).

Precisa de uma Consultoria especializada?

Seja um aliado de nosso escritório e descomplique sua situação jurídica

Esta é uma informação do advogado Marcus Vinícius, do escritório Fábio Ribeiro Advogados.

Classifique nosso post [type]

SOBRE O AUTOR

Fabio Ribeiro Advogados

A Advance Contabilidade se destaca por oferecer assessoria empresarial inovadora, atendendo às exigências legais. Portanto, somos comprometidos com qualidade e profissionais especializados, visa facilitar a constituição e administração eficaz das empresas clientes. 

Assim, asseguramos tranquilidade ao fornecer atendimento diferenciado, monitorar pagamentos de impostos e atualizar certidões fiscais mensalmente.

Além disso, adotamos a responsabilidade social, promovendo ações sociais e ambientais, gerenciando atividades para diminuir impactos e promover o uso consciente de recursos.

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Recomendado só para você
O advogado Bruno Prado esclarece sobre um benefício ainda pouco…
Cresta Posts Box by CP