Qual o prazo para entrar com uma ação trabalhista?

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

A inciativa de acionar judicialmente uma empresa em que a pessoa já trabalhou deve respeitar os seguintes prazos:

 

Prazo de dois anos (prescrição bienal)

Precisa de uma Consultoria especializada?

Seja um aliado de nosso escritório e descomplique sua situação jurídica

Vale por dois anos, após a saída do funcionário. Porém, não respeitado este prazo, a Justiça entende que qualquer débito está prescrito e que o trabalhador não pode mais postular direitos sonegados. A regra vale para o desligamento através da justa causa, da rescisão indireta ou do pedido de demissão.

 

Prazo de cinco anos (prescrição quinquenal)

Está relacionado ao tempo de serviço que faculta ao trabalhador reclamar as suas verbas devidas, iniciando a partir da abertura da ação judicial por até cinco anos antes.

 

Nota-se que são dois prazos diferentes, sendo que o primeiro (bienal) trata do prazo referente a abertura da ação judicial a partir do desligamento e, o segundo (quinquenal), trata das verbas que podem ser pleiteadas em juízo.

Classifique nosso post [type]

SOBRE O AUTOR

Fabio Ribeiro Advogados

A Advance Contabilidade se destaca por oferecer assessoria empresarial inovadora, atendendo às exigências legais. Portanto, somos comprometidos com qualidade e profissionais especializados, visa facilitar a constituição e administração eficaz das empresas clientes. 

Assim, asseguramos tranquilidade ao fornecer atendimento diferenciado, monitorar pagamentos de impostos e atualizar certidões fiscais mensalmente.

Além disso, adotamos a responsabilidade social, promovendo ações sociais e ambientais, gerenciando atividades para diminuir impactos e promover o uso consciente de recursos.

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Recomendado só para você
Neste vídeo, a advogada Sara Gonçalves fala sobre o cálculo…
Cresta Posts Box by CP