É permitida a herança de pessoa viva?

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

O Código Civil, através do seu Art. 426, proíbe a realização de qualquer modalidade de pacto sucessório, pois, não pode ser objeto de contrato a herança de pessoa viva.

Tal impedimento fundamenta-se no fato de que a herança tem como pressuposto a ocorrência da morte, pois, a pessoa viva não tem herança, mas sim patrimônio, podendo dispor da forma que bem entender dos seus bens.

É importante salientar que os filhos e os demais herdeiros não detêm o direito aos bens dos pais vivos, mas sim a mera expectativa.

Precisa de uma Consultoria especializada?

Seja um aliado de nosso escritório e descomplique sua situação jurídica

O pacto sucessório, também é chamado de “pacta corvina” (acordo do corvo, em latim), pois, esta conduta é associada ao mau agouro típico destes pássaros.

5/5 - (1 voto)

SOBRE O AUTOR

Fabio Ribeiro Advogados

A Advance Contabilidade se destaca por oferecer assessoria empresarial inovadora, atendendo às exigências legais. Portanto, somos comprometidos com qualidade e profissionais especializados, visa facilitar a constituição e administração eficaz das empresas clientes. 

Assim, asseguramos tranquilidade ao fornecer atendimento diferenciado, monitorar pagamentos de impostos e atualizar certidões fiscais mensalmente.

Além disso, adotamos a responsabilidade social, promovendo ações sociais e ambientais, gerenciando atividades para diminuir impactos e promover o uso consciente de recursos.

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Recomendado só para você
Fique atento à explicação do advogado Bruno Prado sobre uma…
Cresta Posts Box by CP