O isolamento social causado pela pandemia do Covid-19 aumentou as fraudes financeiras, principalmente contra idosos e pessoas de baixa instrução.
Conheça os golpes mais comuns:
GOLPE DO FALSO FUNCIONÁRIO
O fraudador diz ser funcionário do banco, informando irregularidade na conta ou dados cadastrais da vítima, obtendo informações para o golpe.
PHISHING
Acontece através de mensagens ou e-mails que levam os usuários a acessarem links para obtenção de dados.
GOLPE DO FALSO MOTOBOY
O fraudador diz ser funcionário do banco e informa que o cartão da vítima foi clonado, sendo preciso bloqueá-lo. Então, é solicitada a digitação da senha no telefone e, depois, um motoboy vai até a vítima para recolher o cartão para uma suposta perícia.
GOLPE DO WHATSAPP
É enviada uma mensagem de um falso Serviço de Atendimento ao Cliente de empresa em que a vítima tenha cadastro. Neste momento é solicitado o código de segurança por SMS. Com este código, o golpista acessa a conta do WhatsApp em outro aparelho, pedindo dinheiro emprestado aos contatos da vítima.
GOLPE DO DELIVERY
Ao pagar uma compra, o entregador utiliza uma maquineta com o visor danificado, escondendo o preço real, que é bem maior que o devido.
Contudo, com alguns cuidados, é possível evitar estes golpes. Saiba como:
— Confira a origem das ligações e mensagens recebidas, pois, nenhum banco pede senha, dados do cartão ou pagamento através de contatos telefônicos;
— Verifique se o endereço da página da internet é o correto e evite clicar em links ou anexos de e-mails ou mensagens suspeitas;
— Não repasse código recebido por SMS;
— Prefira comprar em sites conhecidos;
— Evite usar computadores públicos para fazer qualquer tipo de transação com dados bancários;
— Na dúvida, entre em contato com o seu banco através do número do telefone que está no cartão.