WeCreativez WhatsApp Support
Converse via WhatsApp com a nossa equipe. Tire dúvidas ou agende atendimento.
Oi, como podemos ajudar?


Home • Quais são e como evitar os golpes financeiros?

Quais são e como evitar os golpes financeiros?

Publicado em 1 de fevereiro de 2022 | Novidades

O isolamento social causado pela pandemia do Covid-19 aumentou as fraudes financeiras, principalmente contra idosos e pessoas de baixa instrução.

Conheça os golpes mais comuns:

 

GOLPE DO FALSO FUNCIONÁRIO

O fraudador diz ser funcionário do banco, informando irregularidade na conta ou dados cadastrais da vítima, obtendo informações para o golpe.

 

PHISHING

Acontece através de mensagens ou e-mails que levam os usuários a acessarem links para obtenção de dados.

 

GOLPE DO FALSO MOTOBOY

O fraudador diz ser funcionário do banco e informa que o cartão da vítima foi clonado, sendo preciso bloqueá-lo. Então, é solicitada a digitação da senha no telefone e, depois, um motoboy vai até a vítima para recolher o cartão para uma suposta perícia.

 

GOLPE DO WHATSAPP

É enviada uma mensagem de um falso Serviço de Atendimento ao Cliente de empresa em que a vítima tenha cadastro. Neste momento é solicitado o código de segurança por SMS. Com este código, o golpista acessa a conta do WhatsApp em outro aparelho, pedindo dinheiro emprestado aos contatos da vítima.

 

GOLPE DO DELIVERY

Ao pagar uma compra, o entregador utiliza uma maquineta com o visor danificado, escondendo o preço real, que é bem maior que o devido.

 

Contudo, com alguns cuidados, é possível evitar estes golpes. Saiba como:

 

— Confira a origem das ligações e mensagens recebidas, pois, nenhum banco pede senha, dados do cartão ou pagamento através de contatos telefônicos;

— Verifique se o endereço da página da internet é o correto e evite clicar em links ou anexos de e-mails ou mensagens suspeitas;

— Não repasse código recebido por SMS;

— Prefira comprar em sites conhecidos;

— Evite usar computadores públicos para fazer qualquer tipo de transação com dados bancários;

— Na dúvida, entre em contato com o seu banco através do número do telefone que está no cartão.